quinta-feira, 5 de março de 2009

Roletas Vermelhas


Todos os dias quando eu entro ali, naquele coletivo,
antes de passar pela roleta vermelha,
eu fixo os olhos para dentro dele procurando
o melhor lugar na janela.
É estranho porque eu já conheço todas as paisagens.
Sei de cabo a rabo o que possivelmente eu vou ver.
As crianças sujas de barro brincando nas ruas.
Os adolescentes jogando futebol no campinho tipo várzea.
As outras crianças saindo da escola fazendo barulhos tipo umas maritacas loucas.
As senhorinhas indo para a igreja, com a bíblia de baixo do braço
Os tiozinhos sentados na birosca tomando cerveja.
Os mecânicos sujos de graxa...Ah os mecânicos!
E o Rio Sarupui, é o rio Sarapuí que me faz querer sentar na janela.
O pôr do sol, os seus raios banhando aquele imenso esgoto a céu aberto,
as casinhas feitas de tábuas na sua beira, faz até ele parecer belo, mas ele é belo.
Os patinhos sujos, parecem terem sido imersos no balde de graxa dos mecânicos, nadando.
A um fundo amarelo...Isso me faz querer sentar na janela.
Todos os dias é a mesma coisa, mas todos os dias eu consigo enxergar de forma diferente.
A noite eu faço o mesmo esforço para sentar na janela de novo, é que os pontos brilhantes
que ficam no alto dos morros...parecem refletir nas águas do Sarapuí.
A noite não se vê a sujeira dele, apenas o ar fétido que entra pelas janelas.
Mas mesmo assim é bonito, mesmo assim eu sento na janela.

3 comentários:

Jairo Vanucci disse...

estou feliz em saber que alguem divide a beleza do rio sarapuy comigo... vc ja viu a noite quando estamos no viaduto as luzes da favela do barro? parece q a noite está refletida no chão... e céu e terra se invertem...

Madamefala disse...

é o nosso esplendoroso dia-a-dia.....que bom que vc vê blz.
meeeeeeeeeeeeeeega beijo com saudades!!!

Henrique disse...

anda cheirando muito o cheiro do rio né?